terça-feira, 8 de agosto de 2017

RH - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO



COMO FAZER UM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO




Uma das preocupações frequentes dos profissionais de Recursos Humanos, com certeza, é como fazer um processo de recrutamento e seleção cada vez mais eficiente. Isso é bastante pertinente, pois quanto melhor for esta captação e avaliação de candidatos, melhores também serão os resultados da empresa em médio, curto e longo prazo.
Para isso é preciso desenvolver uma visão sistêmica que permita aos selecionadores identificar quais são as verdadeiras necessidades da empresa, em termos de mão de obra, e definir claramente os objetivos de cada etapa deste importante procedimento. De modo geral, a fase inicial segue o mesmo padrão para todos, no que tange a forma de abordagem, porém, depois, as ações vão se tornando cada vez mais específicas e se afunilando de acordo com o perfil da vaga.
EXEMPLO DE COMO FAZER UM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
1 – Defina as vagas – O primeiro passo de um processo de recrutamento e seleção é definir quais serão as vagas ofertadas. Isso geralmente é definido pelo RH, em conjunto com o gestor da área, para onde o profissional será recrutado.
2 – Defina as atribuições e salários – Quais serão as funções desempenhadas pelos futuros colaboradores, cargos, atribuições, competências exigidas e o salário para cada vaga? Definir tudo isso é muito importante para fazer a descrição do trabalho de forma exata e selecionar apenas profissionais realmente interessados.
3 – Defina os meios e divulgue a vaga – Onde a empresa divulgará suas vagas: nas redes sociais, sites especializados, agências de empregos, mural interno, grupos de WhatsApp? Os canais gratuitos ajudam muito a dar mais alcance à vaga. Já os pagos fazem uma seleção melhor dos profissionais mais qualificados, pois já trazem uma apresentação do seu currículo. Escolha e divulgue!
4 – Faça a seleção dos currículos – Após divulgar e receber um número mínimo de cinco a dez currículos, por vaga, é hora de selecionar quais são aqueles que mais atendem as necessidades da empresa e chamar para a seleção presencial.
5 – Entrevista de Emprego – A principal fase do processo de recrutamento e seleção, consiste no encontro com o selecionador, que fará uma entrevista de emprego, pessoal e profissional, para conhecer melhor o candidato, avaliar suas experiências, competências e o seu histórico de vida e carreira.
6 – Dinâmicas de seleção – São ferramentas muito usadas pelos recrutadores para avaliar muito fatores importantes como: liderança, criatividade, comunicação, trabalho em equipe, empatia e negociação, por exemplo.
7 – Entrevista com o gestor da área – Os profissionais mais qualificados na entrevista pessoal e na dinâmica, são aqueles que irão passar a próxima fase e ter a chance de “vender seu peixe” para o seu futuro líder. Este é o momento decisivo para todo candidato, pois pode significar um novo emprego.
8 – Comunicar a aprovação ou não – Este é o momento onde o RH da empresa liga para o profissional e informa se ele foi aprovado ou não para a vaga para qual se candidatou. Muitas empresas só ligam em caso de aprovação, deixando os candidatos com os nervos à flor da pele e sem nenhuma resposta. Não faça isso. Dê sempre um retorno, agradeça e ajude o profissional a crescer.
Interessante todo este processo, não é mesmo? Tenho certeza que você já passou por tudo isso em sua carreira. Quero, então, saber como foram as suas experiências. Comente e compartilhe comigo como foi o seu melhor processo de recrutamento e seleção.
Fonte: Site jrmcoaching
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário