segunda-feira, 27 de abril de 2015

Glossário de TermosTécnicos de Segurança

Glossário de Termos
Técnicos de Segurança

Estes e outros termos você encontra em:

 http://www.segure.com.br/glossario.html

Indicação: Valmir Sales

A Voltar
Acidente do Trabalho
Legal :de acordo com o artigo 19 da Lei Nº 8.213/91 determina que o conceito legal seja: " acidente do trabalho ocorrido no exercício do trabalho e a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referido no inciso VII do artigo 11 desta lei provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho". Prevencionista: pode ser definido como a ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil e ou lesões nos trabalhadores e ou ainda danos materiais.
Agente de risco
Agente necessário para provocar riscos a saúde, segurança e meio ambiente, incluindo agentes químicos, biológicos (ex. vírus e bactérias), físicos (ex. ruído, calor), mecânicos e estressores. Normalmente os agentes de riscos são os principais fatores de riscos.
Agente tóxico
Qualquer substância química que pode causar dano a um organismo vivo, como resultado de interações físico-químicas.
Agentes Químicos
Toda substância inorgânica, natural ou sintética que pode incorporar-se ao ar ambiente em forma de poeira, fumo, gás ou com efeitos irritantes, corrosivos, asfixiantes ou tóxico em quantidades que tenham a probabilidade de afetar a saúde das pessoas.
Analise de risco (Risk asses­sment)
Exame detalhado para compreender a natureza de conseqüências indesejáveis para a vida e saúde humana, propriedade e meio ambiente; processo analítico para fornecer informações relativas a eventos indesejáveis; processo de quantificação das propriedades e conseqüências esperadas para riscos identificados.
Análise
Exame de um sistema complexo, seus componentes e suas relações; exame de cada parte de um todo para conhecer sua natureza, suas proporções, suas funções e suas relações; estudo pormenorizado, exame crítico.
Análise de Pareto
Divide os problemas mais importantes em problemas menores, de solução mais fácil.
Ato Culposo
É o praticado por negligência, imprudência ou por imperícia.
Atos Inseguros
São atitudes, atos, ações ou comportamento do trabalhador contrários às normas de segurança e que colocam em risco a sua saúde ou integridade física ou de outros colegas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário