Glossário de logística
Glossário de logística
Estes e outros termos, indico o site:
Abastecimento
- É objeto de estudo da administração de materiais. Trata-se do
suprimento, a um processo administrativo ou operacional, dos elementos
necessários (recursos) a um órgão ou instituição para que possa atingir
seus objetivos. É a fase em que o consumidor (interno ou externo) recebe
o material de que necessita para realizar sua atividade ou, então,
consumir/utilizar o material.
-
Administração da Produção e Operações
- Função administrativa que se ocupa de administrar o sistema de
produção de uma organização, tendo como função principal a transformação
de insumos e matérias-primas em produtos finais, que são os produtos
acabados ou serviços da organização.
Administração de Materiais
- Disciplina da ciência da Administração. Segmento da logística
empresarial, também chamada de logística de entrada (inbound logistics),
que corresponde ao conjunto de operações relativas ao fluxo de
materiais e informações desde a fonte de matéria-prima até a entrada no
processo produtivo. Pode ser chamada, também, de logística dos insumos
de uma empresa.
Agente Alfandegário
- Profissional responsável pela execução das normas alfandegárias em
torno da importação e exportação de mercadorias representando os
importadores.
Agente de Carga
- Uma companhia envolvida na coleta, consolidação, envio e
distribuição de mercadorias vindas de outros países. Tipicamente, os
agentes de carga cuidam das liberações nas alfândegas, preparam
documentos e organizam envio, armazenamento e entregas.
Alavancagem
- Relação entre o capital de uma empresa e a quantia que ela toma
emprestado no mercado. Quanto mais alavancada, mais endividada está a
empresa e, portanto, há mais risco de ter problemas financeiros.
Almoxarifado
- Órgão da Administração de Materiais destinado a depósito, guarda e
controle dos diversos materiais que uma organização transporta, usa ou
produz, a fim de evitar os desvios, deterioração e mantê-los de forma
que possibilitem pronta utilização/consumo. Local de entrada, controle e
saída dos materiais utilizados por uma organização.
Assemble-to-order
- Processo de fabricação mediante encomenda, conforme especificação do
cliente, após a emissão do pedido. Fabricação mediante ordem. Também se
utiliza a expressão Make-to-order, com o mesmo significado.
Assemble-to-stock
- Processo de fabricação para estoque, ou fabricação contra previsão
de demanda. É o processo de fabricação e manutenção de produtos em
estoque antes da existência de pedidos de clientes, a partir de
previsões de vendas. Também se utiliza a expressão Make-to-stok, com o
mesmo significado.
Ativo
- Todos os bens e direitos de propriedade da empresa que sejam
passíveis de mensuração monetária objetiva e que representem benefícios
presentes ou futuros para a empresa.
Auditoria
- Atividade que envolve o exame e a verificação da obediência a
condições formais estabelecidas para o controle de processos e a lisura
de procedimentos.
-
-
- Indicação: Valmir Sales Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário