terça-feira, 12 de maio de 2020

O que compõe a competência

VAMOS TOMAR CHÁ?


O que são competências?

Um conceito de competência bastante aceito no meio acadêmico foi proposto por Le Boterf (2003 apud SILVA; TEIXEIRA, 2012, p. 199): “competência pode ser entendida, em sentido amplo, como um saber em ação”. Seguindo essa definição, alguns autores propõem, ainda, que uma determinada competência é composta por três elementos, que compõem o modelo chamado de CHA:

Conhecimentos: dizem respeito às informações adquiridas por meio de cursos de formação, capacitação, leituras, entre outros. Esse conjunto de informações compõe o “saber, saber o que fazer”.

Habilidades: são desenvolvidas por meio da experiência, de colocar em prática aquilo de se sabe. Elas compõem o “saber fazer, saber como fazer”.

Atitudes: são definidas a partir do conjunto de valores, crenças e princípios que adquirimos com a convivência social. São elas que motivam e acionam o comportamento. Refletem, portanto, o “querer ser, querer fazer, estar motivado para”.

Esses elementos atuam de forma combinada na geração de comportamentos. Dentro dessa perspectiva, para que um profissional seja considerado competente em determinada situação, já não basta que possua conhecimentos específicos de sua área de atuação profissional, é necessário que também desenvolva habilidades diversificadas e tenha atitudes coerentes a cada situação (GRAMIGNA, 2002; RABAGLIO, 2001 apud CINTRA E DALBEM. 2016, p. 108).


REFERÊNCIA:

 CINTRA, JosianeDALBEM, Eloísa. Comportamento organizacional – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário