VAMOS TOMAR CHÁ?
O que são competências?
Um
conceito de competência bastante aceito no meio acadêmico foi proposto
por Le Boterf (2003 apud SILVA; TEIXEIRA, 2012, p. 199): “competência
pode ser entendida, em sentido amplo, como um saber em ação”. Seguindo
essa definição, alguns autores propõem, ainda, que uma determinada
competência é composta por três elementos, que compõem o modelo chamado
de CHA:
• Conhecimentos:
dizem respeito às informações adquiridas por meio de cursos de
formação, capacitação, leituras, entre outros. Esse conjunto de
informações compõe o “saber, saber o que fazer”.
• Habilidades:
são desenvolvidas por meio da experiência, de colocar em prática aquilo
de se sabe. Elas compõem o “saber fazer, saber como fazer”.
• Atitudes:
são definidas a partir do conjunto de valores, crenças e princípios que
adquirimos com a convivência social. São elas que motivam e acionam o
comportamento. Refletem, portanto, o “querer ser, querer fazer, estar
motivado para”.
Esses elementos atuam
de forma combinada na geração de comportamentos. Dentro dessa
perspectiva, para que um profissional seja considerado competente em
determinada situação, já não basta que possua conhecimentos específicos
de sua área de atuação profissional, é necessário que também desenvolva
habilidades diversificadas e tenha atitudes coerentes a cada situação
(GRAMIGNA, 2002; RABAGLIO, 2001 apud CINTRA E DALBEM. 2016, p. 108).
REFERÊNCIA:
CINTRA, Josiane e DALBEM, Eloísa. Comportamento organizacional – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016
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