domingo, 29 de abril de 2018

Formatação de citações, textos e referências


EXEMPLO DE FORMATAÇÃO DE TEXTO
OBS.: Selecione até onde tiver citação direta longa, pois é outro tipo, veremos a seguir.

EXEMPLO DE TEXTO COM CITAÇÕES
3.8 A importância da contabilidade
Para uma contextualização sobre a contabilidade, iniciamos pela descrição de três elementos, que quando mensurados, nos evidencia de forma resumida, a situação financeira quantitativa e qualitativa da entidade, e que tem a denominação de Patrimônio.
Toda empresa é possuidora de bens, seja ele de uso, consumo ou de troca, Ribeiro (1997. p.25) descreve que “bens, são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e susceptíveis de avaliação econômica”.
É comum a empresa vender a prazo. Sendo assim, a empresa fica com direito a receber, descrito assim por Ribeiro (1997. p.56), “Constituem Direitos para a empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros (clientes)”.
O terceiro elemento que compõe o patrimônio são as obrigações, estas são contraídas na compra de matéria prima, despesas com pessoal, aluguel, transportes etc. Ribeiro (1997. p.48) resume que, “constituem obrigações para a empresa, todos os valores que ela tiver a pagar para terceiros”, que são: (fornecedores, funcionários e outros custos). Exemplos acima são de citações diretas curtas, as quais ficam no texto normal e com aspas para identificação, a seguir citação direta longa e como formatar.
A contabilidade segundo Franco (1997),
É a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação necessárias à tomada de decisão sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial (FRANCO, 1997. p. 15).

A gestão se caracteriza pela atuação em nível interno da empresa no sentido de otimizar as relações recursos-operações-produtos/serviços, considerando nestes esforços o comportamento das variáveis dos ambientes externo e interno que impactam as empresas e os atributos dos recursos possuídos (GUERREIRO, 1989) Citação indireta, nesta não coloca numero da página, significa que você teve este entendimento lendo no livro de Guerreiro.

Para Citação de citação segue exemplo

Quando se transcreve palavras textuais ou conceitos de um autor ditos por um segundo autor, utiliza-se a expressão latina apud, que significa citado por.
Ex: Segundo Nascimento (apud COSTA, 2005, p. 30) "a mente tem poder total sobre o comportamento do indivíduo". Sendo no final fica (NASCIMENTO apud COSTA, 2005, p.30)
Neste caso você leu em COSTA (2005) portando ele é que deve constar na referência.
Nas citações onde são mencionados até três autores, separar por ponto e vírgula quando estiverem citados dentro dos parênteses.
Ex: (SAVIANI; CARDOSO; SILVA, 2000, p.102).

Com mais de três autores, Indicar o primeiro autor, seguido da expressão et al.
Ex: (SANTOS et al., 2006)

Para outras formas de referenciar veja em:
Normas da ABNT Citações e Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS
FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1997, 407 p.

GUERREIRO, Reinaldo. A meta da empresa: seu alcance sem mistérios. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica fácil.  São Paulo: Saraiva, 1997, p.11-23.

Para formatar as referências, ponha em ordem alfabética, selecione clique em parágrafo conforme imagem a seguir, depois dê um Enter entre cada um dos autores.




Para o ajuste final - Todos os alunos devem fazer um Checklist, ou seja: Ver o que foi pedido e ticar após ver resposta no trabalho digitado e se todos os autores citados estão no tópico REFERENCIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário