Olá, leitores!
Se você está procurando uma oportunidade de trabalho, saiba que se apresentar da maneira adequada é a coisa mais importante no momento de se candidatar. Não estamos falando apenas do momento da entrevista, mas sim de conseguir mostrar tudo aquilo que tem experiência e as principais funções desempenhadas. Para exibir tudo isso de forma resumida, o currículo é sua melhor arma. Por isso, saber construir esse documento é tão importante.
Esse é o primeiro contato que a empresa terá com o candidato e é por meio dele que será decidido se a pessoa deve ou não ser chamada para uma entrevista, para uma avaliação mais aprofundada. Cada linha deve ser escrita com muito cuidado, para que tudo seja dito com muita clareza, organização e, o mais importante, que não haja nenhum erro de português.
No mais, cada tipo de profissional requer um modelo de currículo diferente a ser seguido. É importante ficar atento às principais características da profissão para que os diferenciais sejam ressaltados e seu potencial seja mostrado para o recrutador. Por isso, preparamos um guia básico de como montar um currículo para facilitar sua vida.
Como montar um currículo profissional
Ao montar seu currículo é importante dividir o espaço em quatro partes, para que cada uma delas seja trabalhada de uma diferente forma. Lembre-se que tudo deve resumido ao máximo e é interessante que as informações caibam em uma só folha, pois mais de uma página fazem com que o recrutador não tenha facilidade em encontrar as informações que precisa e acabe desistindo de selecionar o currículo para a próxima fase.
A primeira parte do currículo diz respeito ao cabeçalho. Coloque suas informações pessoais como nome completo, telefones de contato, e-mail, bairro e cidade em que mora. Construa um objetivo de no máximo três linhas para ser colocado logo a seguir.
Já na segunda parte deve ser colocada a formação acadêmica com nível de escolaridade, cursos regulares realizados e, se necessário, data de previsão de formatura.
A terceira parte é, com certeza, a mais importante. Escreva suas experiências profissionais com nome da empresa, tempo de trabalho e cargo em que atuou. É interessante escrever duas linhas, no máximo, em cada um dos empregos com as principais atividades realizadas dentro das funções.
Por último, coloque informações extras como nível de idiomas estrangeiros, pequenos cursos realizados, conhecimentos em ferramentas específicas e outros dados que acreditar que sejam pertinentes.
Entenda que esse é o modelo básico, que serve para a maior parte dos profissionais, mas dependendo da área em que você atua, é preciso inovar e enviar algo um pouco mais elaborado. Por exemplo, no caso de um profissional de design gráfico, enviar um currículo com as experiências não é suficiente. É interessante que o próprio currículo seja elaborado com uma diagramação diferente, feita pelo candidato, com o objetivo demostrar melhor suas capacidades. Além disso, é comum que seja requisitado o envio de um portfólio com os principais trabalhos realizados.
Por isso, pense no que é mais importante a ser feito por um profissional de sua área e dê um jeito de mostrar que você saber trabalhar com esse assunto. Por exemplo, no caso de um jornalista de televisão é importante que seja enviado um material em vídeo com sua atuação, enquanto um arquiteto pode mostrar seus projetos mais inovadores.
Sites e aplicativos para montar currículo
Se você precisa de uma ajuda maior para estruturar seu currículo, há diversos sites e aplicativos disponíveis para auxiliar no momento dessa tarefa. Uma ótima dica na web é o Gerador de Currículo Grátis que não cobra nada para colocar as informações de forma organizada. Tudo que você precisa fazer é inserir seus dados, baixar o arquivo e começar a enviar.
Aproveite as dicas e monte seu currículo da forma correta. Pode ter certeza que isso fará toda a diferença no momento de conquistar a tão sonhada vaga de emprego.
Fonte: